FRENTE NACIONAL CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DAS
MULHERES
E PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

28S+ “NOSSA LUTA É POR DEMOCRACIA, JUSTIÇA, DIREITOS E FORA BOLSONARO!”

A data de 28 de Setembro, é o Dia Latino-americano e Caribenho pela Legalização do Aborto, foi criada durante o V Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1990 na Argentina. A década de 1990 foi marcada pela retomada e a internacionalização das pautas feministas com relação à saúde das mulheres. É nesse contexto que temas como aborto e sexualidade tornam-se pautas políticas do Movimento Feminista no Brasil em busca de um novo modelo de assistência à saúde da mulher.

Em todos esses anos, nós feministas brasileiras estivemos presentes na luta. Há exatos vinte anos, foi elaborada a Carta de Guanabara, durante a reunião “Aborto na América Latina e no Caribe – direitos das mulheres frente à conjuntura mundial” promovida pela Campanha 28 de Setembro, no Rio de Janeiro, com a participação de feminstas de 27 países.

Em 2008, surgiu a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto no Brasil com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o tema e mobilizar a unidade entre as organizações, coletivos, frentes locais e partidos políticos. Todas nós conhecemos uma mulher que já fez aborto. Nenhuma de nós gostaria de ver essa mulher morta ou presa pela criminalização.

O resgate da história mostra que apesar de todas as dificuldades, a verdade é que nunca nos pararam ou calaram! Seguimos lutando contra a criminzalização das mulheres e  pela legalização do aborto. E a cada ano, aumenta nossa unidade na luta no Brasil.

28S+

“NOSSA LUTA É POR DEMOCRACIA, JUSTIÇA, DIREITOS E FORA BOLSONARO!”

No dia  28 de setembro de 2021, data marcada pela luta dos movimentos de mulheres e feminista do Brasil, e de toda a América Latina e Caribe, a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto reafirmou seu compromisso com a manutenção do Estado laico e democrático de direito lançando o  Manifesto “NOSSA LUTA É POR DEMOCRACIA, JUSTIÇA, DIREITOS E FORA BOLSONARO!”

Acesse o manifesto aqui: https://drive.google.com/file/d/1WKr9GZro02NysSD1STacjdZyFT2Ckjgi/view

Na data, a Frente Nacional realizou ação virtual onde constaram a publicação de postagens sobre a data, apoio e divulgação das ações territoriais https://www.instagram.com/p/CUVUUywL0xH/?utm_source=ig_web_copy_link

De forma comprometida com a data de grande importância para o movimento de luta pela legalização do aborto no país, realizamos:

  • a produção de folhetos e cads com “28 razões para legalizar o aborto no Brasil”;
  • tuitaço;
  • a publicação de postagens sobre a data nas redes sociais;
  • apoiamos e divulgamos as ações territoriais e virtuais de mais de 11 frentes locais e 37 organizações que compoem a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do aborto.
  • Playlist 28 setembro na plataforma Spotify e o nome da playlist é 28 de setembro 2021 🎶 https://open.spotify.com/playlist/5IHcfpOv4ZlA0Lb3fMqv9M

Live 2020:  https://youtu.be/iI-w2WEH-n4

LEIA TAMBÉM: